7 DICAS PARA LIMPAR SEU FILTRO DE ÁGUA

Para manter a sua saúde e da sua família, é preciso ingerir pelo menos dois litros de água potável e filtrada diariamente. Contudo, não é só a quantidade de água que ingerimos que nos mantém saudáveis, a qualidade da água é crucial para nossa saúde.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de como limpar o filtro de água da sua casa ou do escritório para você ter sempre uma água de qualidade e assegurar que ela esteja limpa e livre de impurezas para consumo. Confira:

1. LAVE AS MÃOS ANTES DE COMEÇAR A LIMPEZA

Antes de limpar o filtro, é preciso lavar muito bem as mãos para não contaminar a vela e o seu interior com bactérias. Esfregue as mãos com sabonete e higienize com álcool em gel.

2. HIGIENIZE A VELA A CADA TRÊS MESES

A vela é a parte mais importante do filtro. Feita geralmente de porcelana microporosa, tem como função reter as partículas sólidas que ficam suspensas na água. Para higienizá-la é preciso lavá-la com água corrente e esfregá-la com uma bucha limpa.

Não é recomendável o uso de produtos de limpeza como detergente, sabão, água sanitária, sal ou açúcar, pois eles podem danificar a peça, serem absorvidos pelo material que compõe o filtro e deixar gosto na água.

3. LAVE O INTERIOR DO FILTRO

A parte interna do filtro também acumula impurezas e é um ambiente propício para a proliferação de fungos, bactérias e protozoários. Para limpá-la, use água corrente e esfregue todas as áreas com o lado macio de uma bucha nova sem adicionar produtos de limpeza. Se o filtro for de barro, esfregue uma casca de limão no seu interior.

4. LIMPE A PARTE EXTERNA UMA VEZ POR SEMANA

A parte externa do filtro acumula poeira, gordura gerada na cozinha e impurezas do ar, por isso, deve ser limpa com frequência. Independentemente do filtro ser de barro ou plástico, basta passar um pano úmido ou o lado macio da esponja por toda a superfície. Se houver muita gordura acumulada, use detergente neutro para eliminá-la.

5. DÊ ATENÇÃO AO COLETOR DE ÁGUA

Se o seu filtro, bebedouro ou purificador de água tiver um coletor (parte inferior para apoiar o copo) é preciso mantê-lo sempre limpo e seco. Para isso, lave o suporte e a grade com detergente neutro, enxágue em água corrente e seque perfeitamente toda a região pelo menos uma vez por semana. Diariamente, jogue fora a água que acumular no recipiente.

6. NÃO SE ESQUEÇA DE LIMPAR A TORNEIRA

torneira do filtro também pode acumular sujeira. Para limpá-la, por dentro e por fora, use uma escova de dente nova e água corrente abundante.

7. TROQUE AS PEÇAS E ACESSÓRIOS DO EQUIPAMENTO

Mesmo fazendo a manutenção da vela do filtro constantemente, ela tem uma vida útil temporária e precisa ser trocada quando estiver muito suja. O período dependerá da qualidade da água que chega a sua casa e também do fluxo de utilização do filtro.

Além da vela, se você tiver um purificador ou filtro que conte com mangueiras de borracha, elas também precisam ser substituídas por novas quando ficam amareladas ou esverdeadas por dentro.

Se o filtro não for higienizado com frequência, a água pode ser contaminada por fungos, bactérias, vírus e protozoários e causar infecções, diarreias, náuseas, vômitos, entre outros efeitos colaterais.

Agora que você já sabe como limpar o filtro de água, siga as dicas para prevenir contaminações, evitar doenças e aumentar a vida útil do seu filtro ou purificador.

Fonte: Gelinter

Publicado na categoria: Dicas Úteis Tags , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *