5 dicas para limpeza e manutenção do micro-ondas

Especialistas indicam a melhor forma de limpar e cuidar do aparelho para mantê-lo sempre novo

Você comprou aquele forno micro-ondas dos sonhos e agora é hora de saber como fazer a limpeza corretamente para não danificá-lo, assim o aparelho vai durar muito mais tempo e sempre com cara de novo. Para te ajudar nessa tarefa, falamos com o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido como dr. Bactéria, e com a chef de cozinha Izabel Alvares, vencedora da segunda edição do MasterChef Brasil, que participa dos programas gastronômicos do canal do Shoptime no YouTube. Confira as dicas do especialistas.

1. Não use abrasivos, como palha de aço, a parte verde da esponja ou mesmo sapólio. “Isso porque, na parte interna do aparelho, temos uma produção de micro-ondas que se refletem nas paredes e nos alimentos para realizar sua função de esquentar, cozinhar etc. Se, por acaso, você riscar ou tornar fosca essa parede interna, não vai haver reflexão”, explica o dr. Bactéria.

2. Na limpeza interna é importante sempre retirar e lavar a bandeja de vidro temperado na pia com detergente e secar bem. “Nas paredes internas, todo cuidado é pouco, principalmente com as laterais, onde ficam os condutores. Por isso indico limpar somente com paninho macio molhado em solução de água e detergente, retirar o excesso de sabão com pano úmido e secar bem”, ensina Izabel.

3. Sempre há alimentos que deixam odor, como queijo e pipoca, então, para retirar o cheiro, o biomédico sugere o seguinte: pegue um frasco ou prato, coloque vinagre branco de álcool puro e deixe por cerca de 5 minutos ligado na potência máxima. Depois de desligar, espere um 1 minuto, abra a porta, retire o frasco e prepare uma solução com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de detergente, molhe a esponja do lado amarelo com essa solução, passe na parede interna e retire com pano úmido. Não esqueça de passar um pano seco para finalizar.

4. Outra alternativa para essa limpeza, segundo o dr. Bactéria, é colocar no recipiente de água 3 rodelas de limão e deixar 5 minutos na potência máxima. Depois de desligar, aguarde cerca de 1 minuto para retirar o recipiente e repita a operação acima. “Com isso, você vai limpar e desodorizar o micro-ondas”, garante ele. A limpeza com limão ou vinagre, no entanto, deve ser feita de vez em quando, já que esses ingredientes ácidos, se usados em demasia, acabam oxidando o metal do forno, levando à ferrugem. No dia a dia, pode-se colocar somente a tigela com água, pois o vapor vai amolecer a sujeira, que ficará mais fácil de ser retirada com pano.

5. Izabel considera uma boa maneira de conservar o micro-ondas é nunca ligar o aparelho sem nada dentro, porque há o risco de queimar. “Tem gente que usa o micro-ondas como cronômetro, o que é um grande erro, porque ele não pode girar sem nada dentro”, avisa. Ela recomenda ainda nunca colocar nada de metal e sempre conferir se as tigelas e potes utilizados podem ir ao micro-ondas – geralmente essa informação vem na parte debaixo do produto ou no manual.

Fonte: Casa e Jardim

Publicado na categoria: Dicas Úteis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *